quinta-feira, 7 de abril de 2011

A ENERGIA DO CONTROLE


Imagine a seguinte situação: você está organizando a sua viagem de férias. Começa meses antes a pesquisar um lugar para ir passar seus 15 dias de folga. Realiza várias buscas na internet, visita agências de viagem, compara os pacotes, o meio de chegar ao destino, as vantagens que cada um oferece. Escolhe o melhor custo-benefício dentro do que você quer.
Agora passa a organizar a sua mala para providenciar todos os itens necessários para os 15 dias.
Depois, combina com uma pessoa de vir a sua casa neste período para dar comida ao seu peixe e molhar suas plantas.
Seleciona o telefone de um taxista que virá buscá-la para levar ao aeroporto.
Pronto, agora é só contar os dias para viver o seu paraíso.
Dois dias antes da viagem repassa a mala, fala com o taxista, confirma a pessoa que cuidará da sua casa. Tudo sob controle. Controle?
No dia seguinte recebe um recado da pessoa que cuidaria do seu peixe. Está doente, não poderá ir. O que você faz? Grita loucamente ao telefone para a pessoa que isso não é justo que já estava tudo planejado? Um stress desnecessário, já que ela não virá mesmo!
O problema não está no imprevisto, mas em como reagimos a ele. Quem pensa ter tudo sob controle sofre em dobro.
Planejar é útil e necessário, mas encarcerar o planejamento é desgastante e faz com que a pessoa não consiga enxergar uma saída alternativa das situações que fogem ao que foi estabelecido anteriormente.
A energia colocada no controle e não no planejamento transforma a pessoa em escrava da situação, causando um desgaste tão grande que pode, até, levar à depressão.
Uma boa opção é encarar as novas situações, as mudanças repentinas, como um presente do Universo, que sempre busca o melhor meio de nos conectar a experiências valiosas para nosso engrandecimento pessoal.
O que fazer, então? Busque alternativas, mantenha a cabeça fria. Não pragueje, deixe fluir.
Não é um aprendizado fácil para os controladores inveterados, mas é possível e fará de quem assim age uma pessoa mais feliz, mais leve e pronta para encarar os desafios de forma positiva e enriquecedora.
Controle menos, viva mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário