quinta-feira, 8 de outubro de 2009

III - FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

CLEMATIS (Clematis vitalba) - Desculpe, eu não estava prestando atenção” / “Sonhando, sempre sonhando”.
Ajuda a trazer a estabilidade, ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos no presente, trazendo concentração. Também ajuda na falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais dispersos.


CHESTNUT BUD (Aesculus hippocastanum) - “Eu já devia ter aprendido”.
Também para aqueles que continuam repetindo os mesmos erros, incapazes de aprenderem com as experiências da vida.


HONEYSUCKLE (Lonicera caprifolium) - “Naquele tempo é que era bom!”
Para os que vivem muito no passado, lembrando-se talvez de uma época de grande felicidade. Este Floral liberta a mente do passado e a traz para a vivência no presente.


WILD ROSE (Rosa canina) - “Não me interessa mais” / “Tanto faz”.
Ajuda a dissolver a exaustão, a falta de vontade de lutar pelo que quer, acendendo uma centelha de entusiasmo para ver a vida de maneira mais excitante e gratificante.


OLIVE (Olea europaea) - “Estou completamente exausto”.
Elimina a fadiga, o esgotamento físico e mental, sendo bastante utilizada para períodos estressantes decorrentes de crises, separações e problemas de saúde.

WHITE CHESTNUT (Aesculus hippocastanum) - “Eu estou atormentado por esses pensamentos”.
Para os que não conseguem evitar pensamentos, ideias e deduções que não gostariam que entrassem em suas mentes (pensamentos fixos).

MUSTARD (Sinapsis arvensis) - “Não sei porquê estou tão deprimido e triste”.
Traz suporte e estabilidade para aqueles que sentem tristeza e melancolia quase desesperada ou profunda depressão. É o Floral ideal para depressão sem explicação, ajudando a afastar a nuvem para que o sol reapareça e a felicidade seja restaurada.


IV - SOLIDÃO

WATER VIOLET (Hottonia palustris) - “Eu estou bem assim” / “Parece tão calma, mas tão solitária”.
Para pessoas que normalmente preferem um estilo de vida mais solitário. Elas não incomodam os outros e também não gostam de ser importunadas.


HEATHER (Calluna vulgaris) – “Eu é que sofro”.
Para pessoas exatamente o oposto do tipo Water Violet. Estão constantemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais, seja com quem for. Ajuda a acalmar o medo, dissolve a ansiedade e a mania de ficar falando o tempo todo só sobre si mesmo.

IMPATIENS (Impatiens grandulifera) - “Deixe-me fazer sozinho”.
Para os que são rápidos de pensamento e ação e que querem que tudo se faça sem hesitação nem atraso. Frequentemente preferem trabalhar e pensar sozinhos para que possam fazer as coisas em seu próprio ritmo. Para aqueles que querem tudo sem nenhum atraso.

V - PARA AQUELES MUITO SENSÍVEIS ÀS INFLUÊNCIAS E IDEIAS

AGRIMONY (Agrimonia eupatoria) - “Eu estou bem com todos”.
Para pessoas joviais, animadas, de bom humor, que gostam de paz e não gostam de discussões ou brigas, a ponto de, devido a isso, renunciarem a muitas coisas. Ideal para aqueles que escondem seus sentimentos e preocupações das outras pessoas.

CENTAURY (Erytroea centaurium) - “Sinto-me um capacho”.
Para pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais e têm dificuldade em dizer “não”. Chegam a se submissas.

WALNUT (Junglans regia) - “Não consigo me adaptar às mudanças da vida”.
Para os que têm ideias e ambições bem definidos na vida e que os estão concretizando, mas, se influenciados pelas ideias dos outros, afastam-se de seus objetivos e do próprio trabalho diante do entusiasmo das convicções ou das convincentes opiniões dos demais.

HOLLY (Ilex aquifolium) - “Algum dia você me paga!”
Para os que sentem ódio, vingança, desconfiança, inveja, ciúme, suspeita ou qualquer outro tipo de sentimento negativo que pode destruir o amor dentro de nós e acabar com a nossa felicidade. A pessoa Holly é desconfiada e agressiva.

VI - DESALENTO E DESEPERO

ELM (Ulmis procera) - “Está muito difícil” / “Acho que não vou dar conta”.
Ideal para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades, dominado pela exaustão, entrando em desespero. Ajuda a reconhecer e respeitar os próprios limites físicos.

LARCH (Larix decidua) - “Eu nunca consigo mesmo”.
Para aqueles que se consideram menos importantes que os outros e incapazes de fazer qualquer coisa. Sempre esperam o fracasso e duvidam que terão êxito. Ajuda a trazer força e determinação para um crescimento forte e sadio. Também ajuda a dissolver o sentimento de inferioridade, desânimo e a falta de confiança no próprio valor.


CRAB APPLE (Malus pumilla) – “Eu me sinto “sujo” fisicamente, mentalmente e emocionalmente”.
É o Floral da limpeza. Para os que sentem como se estivessem, de alguma forma, sujos, contaminados ou doentes. Trabalha a dimensão das coisas.


OAK (Quercus robur) - “Preciso continuar, não posso desistir”.
Para os que se debatem e se empenham denodadamente para serem bem-sucedidos ou pelas coisas da vida cotidiana, tentando uma coisa atrás da outra, ainda que seu caso pareça desesperado. Ignoram a necessidade que o corpo tem de descansar. Ideal para aqueles que estão sempre batalhando com uma doença crônica e que nunca aceitam derrota.


PINE (Pinus sylvestris) - “É tudo culpa minha” / “Foi tudo culpa minha”.
Para os que culpam a si mesmos. Ajuda a eliminar sentimento de culpa e a combater a baixa auto-estima. Possui propriedades de limpeza, ajudando a limpar e clarear obstruções tanto física como mentalmente.


STAR OF BETHLEHEM (Ornithogalum umbellatum) - “Não me conformo!”
Para os que, num determinado período, recusam-se a ser consolados, este Floral traz alívio. Ajuda a clarear a mente, limpando o inconsciente de choques ou traumas físicos e emocionais, especialmente em casos de acidente ou perda de alguém querido.

SWEET CHESTNUT (Castanea sativa) - “Não aguento mais!”
Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece absolutamente insuportável. Quando a mente ou o corpo se sentem no limite de suas forças e nada mais podem fazer.

WILLOW (Salix vitellina) - “Isso não é justo!”
Para os que sofreram uma adversidade ou uma desgraça e que acham muito difícil aceitá-la sem lamentações, amarguras ou ressentimentos, apegando-se a isso e custam a aceitar.

VII - PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM O BEM-ESTAR DOS OUTROS

BEECH (Fagus sylvatica) - “Será que ninguém consegue fazer nada direito?”
Para os que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo que os rodeia. Os erros, os hábitos e as falhas das outras pessoas irritam a pessoa Beech, que é intolerante e critica esses erros.

CHICORY (Chicorium intybus) - “Um dia reconhecerá que fiz tudo por você”.
São “mãezonas”, sendo excessivamente amorosas e carinhosas, acabam tentando viver a vida dos seres amados. Gostam de ser úteis e ficam magoadas se seus filhos tentam ser independentes e não pedem seus conselhos. Ajuda a combater o egoísmo e a possessividade.

ROCK WATER - “Não devo fazer isso, é errado”.
Para os que são muito austeros em seu modo de viver. São mestres severos para si mesmos. Esperam servir de exemplo que atraia outras pessoas que podem, então, seguir as suas ideias e, consequentemente, se tornarem melhores.

VERVAIN (Verbena officinalis) - “Preciso tomar uma atitude”.
Para aqueles que têm ideias e princípios fixos e não gostam de mudanças. Não conseguem se controlar e tolerar injustiças. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidas das coisas que querem ensinar. Acreditam tanto em suas ideias que não conseguem ouvir outros pontos-de-vista.


VINE (Vitis vinifera) - “É para o seu próprio bem”.
Pessoas muito capazes, seguras de sua própria competência, com fé no êxito. São aquelas que determinam as situações. Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazer as coisas a sua maneira ou como estão convencidas de que é certo. Ajuda a dissolver a arrogância, a inflexibilidade e a sede de poder.

RESCUE REMEDY(Star of Bethlehem + Rock Rose + Impatiens + Cherry Plum + Clematis)
Floral de emergência e primeiros-socorros:
. Estados de mente muito agitada após brigas, trabalho perdido, etc.
. Antes de um acontecimento tenso: exames, entrevista, dentista, divórcio, etc.
. Trabalho em atmosfera de tensão permanente: hospital, polícia, etc.
Ajuda a alcançar o equilíbrio natural do ser humano. Rescue é conhecido como o Floral de emergência. Dissolve o medo, desespero, agonia e confusão mental, especialmente em situações de choque, traumas e estresse. Também pode ser usado em tratamento de feridas, insônia e outros problemas.

Nota: não recomendo a utilização do Rescue em situações que se possa fazer uso dos buquês Florais para consumo.

Como preparar os Florais de Bach
As flores são colhidas com método próprio e especial e após a colheita prepara-se a essência ou tintura-mãe pelo método Solar ou de Fervura. Estas essências não são comercializadas existindo, apenas, no Bach Centre. A partir da tintura-mãe se obtém a solução stock (que é o quê as farmácias compram para preparar a essência Floral que você toma), da seguinte maneira: uma parte de essência-mãe para duzentas e quarenta partes de brandy.

Para consumo: Em um frasco de vidro esterilizado, de cor âmbar, com bulbo de látex e cânula de vidro, com capacidade para 30 ml, coloca-se 30% de brandy e completa-se com 70% de água de fonte, de preferência, ou mineral Pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a 15% na solução com água mineral para pessoas com intolerância ao álcool ou com diabetes. Feito isto, acrescenta-se duas gotas do stock (no máximo de 6 diferentes). O conteúdo do vidro é, então, agitado intensamente (144 vezes) a fim de dinamizar. Está pronta a solução para uso diário. Tomar 4 gotas/4x ao dia. Se necessário, as gotas de Florais de Bach podem ser passadas nos lábios, por detrás das orelhas, nas têmporas ou pulsos. Os Florais de Bach podem ser tomados frequentemente, já que não possuem contraindicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário